PLANTA PISO 0

CASA SERAFINA I

Localização: Lisboa  |  Projecto: 2012  |  Obra: 2014 |  Arquitectura: João Cegonho, Marta Cid, Catarina Crespo  |  Cliente: Privado  |  Área de Construção: 125m²

O projecto para a remodelação de uma casa geminada no Bairro da Serafina, visou a regularização da situação de vários anexos integrados na casa principal ao longo do tempo aproveitando para actualizar a moradia pela reorganização pontual dos espaços com elementos simples, e a outro nivel pela actualização das instalações e correcção de problemas detectados.

Como intervenção principal reformula-se a transição entre o hall de acesso e as zonas pública e privada da casa, substituindo os vãos existentes por um único elemento que integra as várias portas e uma divisória translúcida. Permite-se assim que a luz chegue à zona mais interior da casa. circule entre os vários espaços.A restante intervenção, contida, resolve situações pontuais, mantendo e completando o pavimento existente, isolando a escada de acesso ao sótão, com a criação de um desvão para arrumos, actualizando o desenho dos vãos e criando sancas para iluminação (aproveitando a execução de tectos falsos para a passagem de instalações) . A cozinha reabilita-se introduzindo materiais e cores quentes na frente e tampo.